https://adepbahia.org.br/Noticia/10140/Posse-Popular-ADEPBA-empossa-novos-defensores-publicos-em-Salvador
30/09/2024
A estação da Lapa foi palco de uma cerimônia simbólica que marcou o início das atividades de 14 novos defensores e defensoras públicas da Bahia na última quinta-feira (30). O evento, que reuniu representantes da sociedade civil e usuários dos serviços da Defensoria Pública, celebrou o compromisso desses profissionais com a promoção da justiça e a defesa dos mais vulneráveis.
Dra. Tereza Cristina, presidenta da Associação das Defensoras e Defensores Públicos da Bahia (ADEP-BA), destacou em seu discurso a importância da escolha profissional dos novos empossados. “É preciso ter coração verde para ser Defensor ou Defensora Pública. É necessário ter alteridade para compreender as questões mais sensíveis e ter raça para lutar contra o poder do capital e dos poderosos, seja no campo ou na cidade. Nosso time abnegado agradece o reforço desses novos membros, que farão a diferença na vida de milhares de pessoas, especialmente no interior, onde as desigualdades sociais são mais acentuadas”, disse Tereza Cristina.
Entre os novos defensores, Dra. Vitória Souza celebrou o momento como uma realização única. “Ser empossada como Defensora Pública é uma alegria, pois contribuo para uma justiça mais plural. Desde que escolhi o Direito, percebi o distanciamento entre as instituições de justiça e a realidade das pessoas como eu, que enfrentam as mazelas das opressões sociaisl”, pontuou.
Dr. Alexandre Cabral, também empossado, reforçou seu compromisso com a defesa dos mais humildes. “Minha expectativa é atuar de forma engajada, conhecendo a realidade de quem vive na pele as opressões sociais. A justiça sempre esteve distante da maioria da população, e é nossa missão mudar isso”.
A cerimônia marcou a continuidade do trabalho das Defensoras e Defensores Públicos frente a Instituição e ladeada a ADEP-BA, que juntas ganham novos aliados dispostos a enfrentar os desafios de promover a justiça para aqueles que mais precisam.