http://adepbahia.org.br/Noticia/10053/Defensores-Publicos-escolhem-proximo-dirigente-em-eleicao

Comunicação

Notícias

19/01/2023

Defensores Públicos escolhem próximo dirigente em eleição

No dia 27 de janeiro, das 9h às 18h, os defensores públicos da Bahia escolherão três candidatos para compor a listra tríplice a ser encaminhada ao governador do Estado, para escolha do novo defensor público geral, que irá comandar a Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) no biênio 2023/2024. Por conta disso, a Associação de Defensoras e Defensores Públicos da Bahia (Adep-BA) vai realizar um debate no próximo dia 20 de janeiro, às 16h, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TER-BA) no CAB. 

Um dos maiores desafios de um Estado de Direito que preze o direito à vida, à dignidade humana e consolidação de sua democracia, tão massacrada nos últimos anos, é o acesso à Justiça e uma política de segurança pública que a baliza. Por isso, o caráter essencial da DPE-BA uma instituição que, apesar da ampliação de sua visibilidade, ainda caminha para uma necessária e urgente reestruturação.  

A presidente da ADEP-BA, Tereza Cristina Ferreira, que esteve à frente da DPE em dois períodos (2007 a 2010) e foi a responsável direta pelo crescimento da instituição, reforça a urgência em garantir a população baiana o acesso pleno a justiça gratuita.  “Precisamos melhorar o orçamento da Defensoria, pois existe um déficit de defensores em todo o Estado. O aumento do número de defensores garante o acesso à justiça e minimiza as dificuldades cotidianas dos cidadãos”, destaca Tereza. 

O debate vai discutir esse e outros assuntos, que devem ser prioritários para o próximo DPG, pois a falta de acesso da população a um advogado, muitas vezes resulta em injustiças graves, principalmente nas cidades mais afastadas dos grandes centros urbanos.
 “A Defensoria precisa progredir para melhorar ainda mais a vida das pessoas, valorizando o papel do defensor público e apontando alternativas para uma Bahia mais justa”, pondera Tereza

Debate sobre lista tríplice


Bruno Moura, Camila Canário, Firmiane Venâncio, Lucas Melo e Mônica Soares, são os indicados à lista tríplice ao cargo de Defensor Público Geral do estado. Nesta sexta-feira, 20, os candidatos participam de um debate, às 16h, no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), para apresentar suas propostas de ações.

A presidente da Adep-BA, Tereza Cristina Almeida, destaca que esse é um momento de extrema importância para a categoria, para compreender o que os candidatos pensam em propor para o exercício da função. “Temos nomes que sabem da importância do compromisso com a carreira e a instituição e imagino que as ações sugeridas por eles vão endossar esse movimento em defesa dos defensores baianos. Que seja escolhido um nome que venha para somar”, frisa.

A definição final será feita pelo governador do estado, Jerônimo Rodrigues, que tem o prazo de até 30 dias para anunciar o novo defensor público geral.