http://adepbahia.org.br/Noticia/10037/Nota-de-Pesar

Comunicação

Notícias

15/06/2022

Nota de Pesar

Nota de Pesar

A  Associação de Defensoras e Defensores Públicos da Bahia (Adep-Ba) lamenta profundamente o falecimento de Antônio Raul Borges Palmeira, na noite da última terça-feira (14). 

Registramos para a família e amigos, e aos companheiros de trajetória jurídica, o nosso abraço de conforto e solidariedade neste momento difícil.

A trajetória de Dr. Raul Palmeira se confunde com a própria história da Defensoria Pública do Estado da Bahia. Ele foi candidato a Defensor Público Geral, e chegou a ocupar o cargo durante um curto período em 1991, e Conselheiro do Conselho Superior da Defensoria Pública. 

Na Associação de Defensoras e Defensores Publicos ocupou papel central em momento histórico da Associação, em 1998, quando a ADEP retomou suas atividades, e posteriormente, no ano de 2006, foi eleito vice-presidente. 

Para além dos cargos que ocupou na instituição e na ADEP-BA, Dr. Raul tinha seu respeito e admiração presentes, na Bahia e no Brasil, como unanimidade na classe, por ser o professor e mestre de todos os Defensores Públicos e Defensoras Públicas. 

Dr. Raul Palmeira é imortal!

“O maior tribuno do júri”, como sempre será conhecido, com mais de mil júris em mais de 35 anos de carreira, fez história no Plenário dos Tribunais e agora é capítulo indelével dessa mesma história.

Em cada espaço institucional que ocupou, deixou um rastro de transformação: em cada atendimento, cada peça processual produzida, cada sustentação oral, em cada conselho dado e em cada conversa trocada. 

Sua retidão, altivez, inconformismo a toda e qualquer injustiça, seu humor e sinceridade farão falta para todos aqueles que tiveram o privilégio de, mesmo por pouco tempo, desfrutar da sua companhia 

Hoje Defensoras e Defensores Públicos baianos estão de luto. Hoje a sociedade baiana e brasileira está de luto. Trata-se de uma perda irreparável para justiça e para a moral e ética das Defensorias Públicas. 

Descanse em paz mestre Raul!

Adep-Ba