http://adepbahia.org.br/A-ADEP-BA

História

A Associação dos Defensores Públicos do Estado da Bahia (Adep-BA) foi fundada em 1º de outubro de 1985, antes da regulamentação da tríplice autonomia da Defensoria Pública da Bahia. Por conta disso, chamava-se Associação dos Advogados da Coordenadoria de Assistência Judiciária, sob a sigla Amcaj, e tinha sede no mesmo prédio da coordenadoria, na Rua Boulevard América, nº 220, no Jardim Baiano.

O presidente-fundador foi o então defensor Genaldo Lemos Couto, que também foi o primeiro defensor geral, a quem coube elaborar o regimento da associação, o qual foi submetido à Assembleia Geral Extraordinária em 3 de outubro deste mesmo ano, dois dias após a data-marco de sua fundação. A composição da primeira diretoria da associação que reuniu a classe de advogados que passariam a ser considerados defensores públicos foi: Presidente: Genaldo Lemos Couto, Vice - Presidente: Sonia Maria Carvalho de Santana, Secretária: Nívea Castelo Branco Fahiel, Tesoureiro: José Manoel Bloise Falcon. A diretoria foi eleita e empossada imediatamente, durante esta AGE.

Em janeiro de 1986, devido à promulgação da Lei nº. 4.658/85, que instituiu a Defensoria Pública do Estado da Bahia, publicada no Diário Oficial do Estado em 07/01/1986, a diretoria da Amcaj se reuniu com a finalidade de analisar e deliberar sobre o Estatuto da Associação dos Defensores Públicos do Estado da Bahia, transformando a Amcaj em Adep-BA. Nesta mesma oportunidade, o Estatuto da Adep-BA foi lido e referendado pelos associados.

Em 1993, a diretoria da Adep-BA, sob a presidência do defensor público Érico Novais Penna, nomeou uma Junta Governativa que aprovou a regularização da situação jurídica da Adep-BA. A junta foi formada pelos defensores públicos Érico Novais Penna, Osman Bagdêde, Jomar Moraes e José Roberto Cidreira. A Adep-Ba foi registrada junto ao 2º Cartório de Títulos e Documentos, aprovando o ingresso de mais associados, e determinando que a contribuição social só seria efetuada após a aprovação do Estatuto, o que ocorreu em posterior AGE.

Na época, apenas uma chapa se inscreveu para disputar as eleições da Adep-BA, sendo presidida pela defensora Maria Betânia Ribeiro Ferreira, tendo como vice-presidente a defensora Liliane Miranda do Amaral, e como tesoureira a defensora Nívea Castelo Branco Fahiel, tomando posse em 27.11.98.

Um novo estatuto, com o objetivo de democratizar a gestão da Adep-BA, foi aprovado pela classe no ano 2000, em assembleia presidida pelo defensor público Raul Palmeira. Dois anos mais tarde, em 2002, a defensora púbica Tereza Cristina Almeida Ferreira é eleita presidente da Adep-Ba, que foi reeleita e permaneceu no cargo até o final do biênio seguinte. Em 2003, foi registrado em cartório o Estatuto vigente. Nos biênios 2006/2007 e 2008/2009 a defensora pública Laura Fabíola assumiu a presidência da associação. Em seguida, 2010, o defensor público Claudio Piansky a sucedeu, sendo seguido por Soraia Ramos Lima, em 2012, por Ariana Sousa em 2014, por João Gavazza em 2016 e Elaina Rosas em 2018. A atual gestão (biênio 2020/2022) está sob o comando de Igor Raphael de Novaes Santos e sua chapa "Diálogo e força para um novo tempo."

Clique aqui e veja composição completa das diretorias da ADEP-BA em gestões
anteriores, bem como um histórico mais detalhado.

Veja o Estatuto da ADEP-BA

DIRETORIA BIÊNIO 2022/2024

 

Tereza Cristina Almeida Ferreira
Presidente eleita

Melisa Florina Lima Teixeira
Vice-presidente eleita

Aldo Sandro Tanajura Sampaio
Diretor Secretário

Ricardo Cláudio Carillo Sá
Diretor Tesoureiro

Rodrigo Assis Alves
Diretor de Atividades Sócio Esportivo e Cultural

José Correia De Aguiar Neto
Conselho Fiscal

Emerson Halsey Soares
Conselho Fiscal

Erico Novais Penna
Conselho Fiscal

Laissa Souza De Araújo Rocha
Conselho Superior

Nayana De Almeida Alves Gonçalves
Conselho Superior

Matheus Rocha Almeida
Conselho Superior

Renata Gomes Da Silva
Conselho Superior

Ricardo Coelho Nery da Fonseca
Suplência

Raquel dos Santos Malta
Suplência

Maria Carmen de Albuquerque Novaes
Suplência