https://adepbahia.org.br/Noticia/10150/Bethania-FerreiraSouzatoma-posse-como-presidentada-ADEPBA-e-define-metas-para-o-bienio-20242026
22/11/2024
Na noite desta quinta-feira (21), a Defensora Pública Bethânia Ferreira Souza foi empossada como presidenta da Associação das Defensoras e Defensores Públicos da Bahia (ADEP-BA), em cerimônia realizada no Edifício Thomé de Souza, em Salvador. O evento, que reuniu cerca de 100 pessoas, entre defensores públicos, familiares, autoridades e representantes da sociedade civil, marcou o início da gestão da chapa "Coragem para Avançar", que comandará a associação até 2026.
Para compor a mesa foram convidados: Soraia Ramos, subdefensora pública geral, Fernanda Fernandes, vice-presidenta Administrativa da ANADEP, Felipe Freitas, Secretário de Justiça e Direitos Humanos da Bahia, representando o governador Jerônimo Rodrigues, Tereza Cristina, ex-presidenta da ADEP-BA, e Bethânia, agora presidenta da associação.
A nova diretoria foi formada por Lucas Melo (vice-presidente), Izabel Martins (secretária), Rafael Couto (tesoureiro) e Tâmires Cardoso (diretora de atividades socioculturais), ladeados pelos demais integrantes. O grupo já anunciou que seu foco será fortalecer internamente a associação e aumentar a visibilidade do trabalho das defensoras e defensores públicos na sociedade.
"Minha trajetória na Defensoria Pública em relação aos direitos humanos fala por si só, que culminou nos últimos nove anos com minha atuação na defesa do direito à moradia e à cidade. Aprendo todos os dias com os movimentos de moradia, que nos ensinam a lutar e a resistir", afirmou a presidenta.
Bethânia também destacou a missão dos defensores públicos. “Nossa missão é garantir o melhor da técnica e competência para cada assistido ou coletividade vulnerabilizada, sempre com independência funcional. Agora, como presidenta da ADEP, celebro a presença de defensoras e defensores negros que abrem caminhos, e assumi o compromisso de dar visibilidade às demandas da classe, com diálogo, respeito e coragem para alcançar muitas realizações”, disse.
A programação da posse foi marcada por momentos de celebração e reflexão sobre o futuro da entidade. "Estamos aqui para celebrar o presente e pensar em um futuro promissor, com muitos frutos a serem colhidos, mas também com lutas contra o retrocesso", destacou Soraia Ramos, que representou Firmiane Venâncio, a Defensora Pública Geral (DPG).
Felipe Freitas, Secretário de Justiça e Direitos Humanos, representou o governador Jerônimo Rodrigues, e destacou: "Que os defensores sigam sendo parceiros dos mais necessitados, acreditando na democracia e na construção de uma sociedade justa e igualitária, onde todos possam exercer seus direitos plenamente".
O termo de posse foi lido pela ex vice-presidente da ADEP-BA, Melisa Teixeira. Já Tereza Cristina, que liderou a associação no biênio 2022-2024, foi congratulada por sua gestão. Em seu discurso, Tereza agradeceu o apoio dos colegas e desejou sucesso à nova equipe. “Chegar e partir são movimentos que dão a tônica do nosso fazer. As chegadas carregam sonhos e expectativas, enquanto as partidas são uma reflexão da realidade”, disse Tereza, ressaltando a importância da contribuição coletiva para as conquistas da associação.
A Associação Nacional da categoria também esteve representada por Fernanda Fernandes, vice-presidente administrativa da ANADEP, que ressaltou a importância da Bahia no cenário do acesso à justiça no Brasil. "O poder que temos aqui no estado da Bahia exige de nós uma grande responsabilidade de fortalecer a Defensoria Pública, pois sem uma associação forte, não conseguiremos alcançar os resultados desejados", afirmou.
A partir da posse, a nova diretoria já assumiu suas funções na sede da ADEP-BA, iniciando os trabalhos voltados para as pautas da categoria. Entre os compromissos da nova gestão, Bethânia Ferreira reforça a importância de diversificar os esforços para garantia da independencia, valorização e dignidade da carreira.
O evento teve um clima de união e esperança, com aplausos calorosos e uma atmosfera de renovação para os próximos dois anos. A cerimônia foi encerrada com um coquetel, onde associados e convidados puderam trocar ideias e fortalecer o compromisso coletivo com a missão da ADEP-BA.