https://adepbahia.org.br/Noticia/10129/ADEP-da-boasvindas-aos-novos-defensores-em-Curso-Preparatorio

Comunicação

Notícias

09/08/2024

ADEP dá boas-vindas aos novos defensores em Curso Preparatório

ADEP dá boas-vindas aos novos defensores em Curso Preparatório

ADEP dá boas-vindas aos novos defensores em Curso Preparatório

A Associação das Defensoras e Defensores Públicos da Bahia (ADEP-BA) participou nesta terça-feira (6), do XXXII Curso de Preparação à Carreira de Defensor(a) Público(a), realizado na Escola Superior da Defensoria (ESDEP) para os novos Defensores(as). Estiveram presentes representando a ADEP-BA, a presidente e a vice- presidente, Dra. Tereza Almeida e Dra. Melisa Florina, respectivamente. Além da presença, de Rivana Ricarte, presidente da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), de forma virtual. 

Durante o evento, as representantes da ANADEP e ADEP-BA apresentaram os objetivos das Associações para os 12 recém-empossados e aproveitaram o momento para afirmar a importância da luta associativa. Tereza Almeida ressaltou “a gente precisa ocupar o nosso lugar de fortalecimento da carreira. Devemos nos associar para dialogarmos sobre a carreira e Defensoria, pois não existe uma sem a outra’’.

“É um desafio ser Defensor. No nosso dia a dia, a gente desenvolve um trabalho com desafio, ideologia e resistência, para a defesa da garantia dos direitos de vulneráveis. Esse papel é uma responsabilidade política e jurídica, por isso precisamos de estrutura para que seja realizado”, declarou Tereza Almeida. 

A vice-presidente da ADEP, Melisa Florina, também reforçou o convite aos novos integrantes da Defensoria a fazerem parte do movimento associativo. “Queria chamar atenção para a importância de vocês se associarem. A gente espera que vocês façam essa escolha pelo associativismo, apontou. O nosso propósito é o fortalecimento da carreira”.

Rivana Ricarte, presidente da ANADEP, participou de forma remota da conversa. Em sua fala, reiterou a importância da inclusão dos novatos no movimento associativo. “É a partir da organização em movimento associativo que a gente alcança a incrementação e o fortalecimento da Defensoria Pública em todo o país. É muito bom ver a Defensoria Pública da Bahia alcançando o espaço que ela tem alcançado. Não há Defensoria sem que haja participação e trabalho associativo. Não tem como a ANADEP funcionar sem o apoio das associações locais, sem que cada colega entenda que é peça chave nessa luta. Somos todos e todas seres políticos, e seres políticos não caminham só”, finalizou.