https://adepbahia.org.br/Noticia/10127/ADEPBA-presente-em-inauguracao-da-nova-sede-de-atendimento-do-Nucleo-Pop-de-Rua
01/08/2024
O Núcleo de Atendimento Pop Rua tem sede própria agora. O ato de inauguração foi realizado nesta quarta-feira (31), no Tororó. Durante o evento, a presidente da Associação de Defensoras e Defensores Públicos do Estado da Bahia (ADEP/BA), Tereza Almeida, saudou lideranças do Movimento na luta pela população de rua em sua fala pública.
Para ela, a inauguração da nova sede do Núcleo Pop Rua é importante por marcar a persistência da posição da Defensoria Pública da Bahia com o propósito de lutar pela garantia dos direitos da população de rua no Estado, posição que se fortaleceu desde o seu mandato como Defensora Pública Geral.
“Todos na Defensoria Pública da Bahia sabem como a pauta da garantia de direitos, equidade e dignidade às pessoas em situação de rua é importante para mim. Nós temos um drama social na região no que diz respeito ao volume de pessoas em situação de rua, principalmente nas capitais e grandes centros. A ausência de cumprimento de políticas públicas para assegurar dignidade e direitos a este grupo estratégico é uma realidade que atinge a todos os cidadãos e cidadãs no Nordeste e no Brasil”, apontou.
A presidente da ADEP prosseguiu destacando que “cada vez mais, é preciso primar pela educação e popularização dos direitos humanos, para evitar o recrudescimento de violências às pessoas em situação de rua, desde a adoção de arquiteturas hostis à mais completa negativa de direitos básicos, como saúde, educação, alimentação digna, dentre outros”, defendeu. “A Defensoria Pública da Bahia dá um importante passo no dia de hoje. Conte com o apoio da ANADEP, da ADEP/BA, e de todos os membros de nossa carreira, pois esta luta é de todos e todas nós”, disse.
Tereza Almeida ainda ressaltou, em sua fala, a liderança eterna deste movimento de população de rua como Maria Lúcia Pereira, liderança social nacionalmente consagrada do Movimento das Pessoas em Situação de Rua; destacou Fabiana Miranda, um marco na atuação no Núcleo Pop Rua da Defensoria, bem como Eva Rodrigues, Coordenadora da Especializada em Direitos Humanos; e Luma Pacheco, que integra núcleo temático de pessoas em situação de rua na ANADEP.
No Brasil, 281 mil pessoas vivem em situação de rua. Em Salvador, as estimativas dão conta que existam 7.724 pessoas vivendo nesta situação, de acordo com dados do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, desenvolvido pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Agora, a nova sede da instituição fica no Tororó, próxima do Centro de Convivência e Diversidade Maria Lúcia, espaço local do Movimento Nacional da População em Situação de Rua que promove acolhimento, ações de cidadania, diversidade e proteção de direitos a mulheres em situação de rua, vítimas de violência e outras vulnerabilidades.
Viviane Pereira França, liderança do Movimento Nacional da População em Situação de Rua, aponta a importância da nova sede. “Para a gente, é de muito valor que o atendimento do Núcleo Pop Rua seja feito perto da nossa sede. É muito importante para o nosso movimento que a gente tenha uma sede próxima ao nosso espaço, porque podemos encaminhar as pessoas que precisam da ajuda dos defensores de uma forma mais fácil, sem que o deslocamento deles seja um impedimento para o acesso aos seus direitos”, concluiu.